top of page
Buscar

Monteiro estreia com vitória de virada no Rio Open

Rio de Janeiro (RJ) – Quadrifinalista no ano passado, o cearense Thiago Monteiro foi o primeiro brasileiro a vencer na atual edição do Rio Open. Nesta segunda-feira, o canhoto de 30 anos teve bastante trabalho na abertura da rodada noturna na Quadra Guga Kuerten, mas superou de virada o argentino Facundo Diaz Acosta, ex-top 50 e atual 119º do ranking, marcando as parciais de 6/3, 3/6 e 7/6 (7-3) em 2h38 de confronto.

Com o resultado, Monteiro encerra um longo e incômodo jejum de quase sete meses sem vencer uma partida em chaves principais na elite do circuito. Seu último triunfo havia acontecido na primeira rodada de Umag, em julho. Desde então, ele acumulou sete derrotas em sete jogos, considerando eventos de nível de ATP, Grand Slam, Jogos Olímpicos e United Cup.



Na atual temporada, Thiago conhece sua quarta vitória em oito partidas, sendo que três desses compromissos foram no qualificatório do Australian Open. Na semana passada, ele caiu na primeira rodada da fase prévia de Buenos Aires, sendo superado pelo paulista Felipe Meligeni.

Atual número 99 do ranking, Monteiro defende nesta semana os 100 pontos do Rio Open do ano passado e já garante ao menos metade dessa pontuação com a vaga nas oitavas de final. Com mais um triunfo nesta semana, ele igualará seu melhor resultado no Rio, tendo feito quartas em 2018 e 2024. Esta é sua nona participação no torneio.


Na próxima rodada, Thiago enfrentará o vencedor do confronto entre o taiwanês Chun-Hsin Tseng, vindo do quali, e o chileno Alejandro Tabilo, cabeça 3 da competição, que fazem o último jogo do dia na Quadra 1. O brasileiro tem retrospecto de 1 a 0 contra ambos no circuito profissional, com triunfos no challenger de Genoa sobre Tseng, em 2023, e no Challenger de Santo Domingo contra Tabilo, em 2019.

Por sua vez, Facundo Díaz Acosta continua sem vencer uma partida no saibro desde que chegou à semifinal de Kitzbuhel em julho do ano passado. Desde então ele só fez duas partidas na terra batida, caindo nas estreias de Buenos Aires, onde defendia o título de 2024, e agora no Rio de Janeiro, onde jogou apenas pela segunda vez na carreira. Na última temporada, o argentino fez oitavas de final.





 
 
 

Comments


bottom of page